O CineMaterna

O CineMaterna é feito de gente que sabe o que é ir dormir mulher e acordar mãe.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o CineMaterna

Somos especialistas em mães recém-nascidas.

Para a mãe recém-nascida, não importa se este é o primeiro ou o quarto filho. O pós-parto é um momento especial, porém de muita vulnerabilidade.

É quando ela se desconecta do mundo para servir e estabelecer um vínculo intenso com o seu bebê. O CineMaterna conhece profundamente este universo tão rico, amplo e ainda desconhecido. E aposta que, cuidando da mãe com carinho, pode ajudá-la a percorrer o caminho de volta.

Começou assim:

São Paulo, fevereiro de 2008. Em um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade ativa pela internet, um dia, uma das mães conta que sente saudades de ir ao cinema depois do nascimento do primeiro filho. As mães se organizam e dez delas – com seus bebês – “invadem” uma sala de cinema.

O sucesso da primeira empreitada dá início a encontros semanais no cinema, seguidos de bate-papo num café, em meio à amamentação e trocas de fraldas. As mães retomam sua vida cultural e trocam experiências sobre a maternidade.

Passados alguns meses, o grupo lança a primeira sessão amigável para bebês, acolhido por uma rede de cinemas, que reconhece o valor da iniciativa.

Nasce oficialmente, em agosto de 2008, o CineMaterna. No dia 26, é fundada a Associação CineMaterna.

Somos uma empresa social, sem fins lucrativos, e comprometida com as seguintes metas:

  • Resgate social da puérpera (mãe de um recém-nascido) através da cultura;
  • Incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade, sempre com o intuito de difundir a cultura;
  • Promoção da segurança alimentar e nutricional.
Clique aqui e leia o relatório anual 2020

Clique aqui e leia o relatório anual 2021

Depoimentos

"Simplesmente amei! Fiz uma coisa que adoro, ir ao cinema, e, o que é melhor, na companhia do meu filho" Diane, mãe de Davi, 4 meses

Veja outros depoimentos

O CineMaterna em números

330 mães colaboradoras
algumas das voluntárias que levam calor e acolhida para as sessões
  • 50 cidades
  • Em 2019 recebemos
  • 54 mil adultos
  • 29 mil bebês

Nossa fundadora

Irene Nagashima é a cinéfila que desabafou sobre sua saudade de ir ao cinema quando estava com um bebê nos braços. Administradora de empresas, mãe de dois meninos, foi organizadora do CineMaterna desde a primeira sessão, em 2008, realizando enquetes semanais com as interessadas e convidando-as para um café com bate-papo após as sessões. Desde a fundação, quando eram três mulheres na condução da ONG, zelou para que as sessões acontecessem Brasil afora. Em 2017 assumiu integralmente a direção e faz planos para um mundo mais amigável com as mães recém-nascidas.

E tem mais gente

Carolina Farias, jornalista com especialização em direção de arte, é mãe de um menino musical. É responsável pelo relacionamento com o público com empatia e afeto, demonstrando o cuidado do CineMaterna com as mães.

Juliana Freire, mãe de uma menina comprida, cuida das finanças desta organização sem fins lucrativos, assegurando que os investimentos dos patrocinadores sejam bem alocados, possibilitando vida longa e sustentável à iniciativa.

Marina Thomazine, com bacharelado em turismo, mãe de duas meninas sapecas, gerencia o relacionamento com os (muitos) shoppings centers que almejam centros comerciais mais amigáveis e amorosos às famílias.

Mirian Rodrigues, especialista em varejo e chef de cozinha nas horas vagas, esta mãe de um pequeno herói garante a sustentabilidade econômica do CineMaterna através dos patrocinadores, apoiadores e simpatizantes.

Renata Barrios está sempre em um CineMaterna próximo de você. Mãe de uma menina falante e esperta, é o ponto de apoio das voluntárias, aquelas mulheres mais que especiais, que tornam as sessões super acolhedoras.

Rossana Romualdo, profissional de audiovisual, é mãe de uma menina criativa, gerencia os eventos especiais do CineMaterna. Tem papel fundamental para que a deliciosa experiência de ir ao cinema com seu bebê surpreenda mais e mais nosso público.

E mais uma grande e dedicada equipe de mães voluntárias, que cuidam de todos os detalhes nas sessões.